Carlos Max Horta – “Cau”

Nascido na ilha do Príncipe, residente na ilha de São Tomé, Carlos Max Horta trabalha na área do turismo há uma dezena de anos e é, em qualquer das ilhas, o guia ideal para lhe proporcionar momentos verdadeiramente inesquecíveis na descoberta dos segredos mais bem guardados do arquipélago.

Praia Santa Rita, na Ilha do Príncipe, ©Daniel Rocha

Cau, como é familiarmente tratado por clientes e amigos, é um apaixonado pelo seu país natal e pretende partilhar consigo essa paixão. Tendo crescido numa roça na ilha do Príncipe, Cau convive desde criança com as plantas e os animais nativos, as espécies únicas e endémicas, aprendeu a conhecer-lhes as características e os segredos, domina os seus usos, aplicações e ritmos sazonais.

Folha de Makabali, útil para limpar os dentes. ©Diana Relego

Profundo conhecedor do arquipélago, Cau pode desvendar-lhe os trilhos, os caminhos, os lugares, as gentes, seus usos, costumes e hospitalidade. Com ele o viajante pode desenhar os seus próprios programas, de modo totalmente flexível, podendo, por exemplo, misturar e combinar diferentes tipos de alojamento, de acampamentos na floresta a casas de hóspedes low-cost ou resorts de luxo.

Praia Piscina, São Tomé

O viajante é igualmente convidado a, no conforto e segurança de um Toyota 4×4, descobrir a arquitectura das antigas roças coloniais, almoçar ou pernoitar numa delas, nadar nas águas cristalinas da Lagoa Azul, aventurar-se num “duche” refrescante numa das maravilhosas cascatas de água doce que existem em São Tomé ou pisar a linha do equador, colocando um pé no hemisfério norte e, simultâneamente, outro no hemisfério sul.

Cau pode também acompanhá-lo e mostrar-lhe as belezas espectaculares da ilha do Príncipe e, por exemplo, mergulhar consigo à descoberta da incrível riqueza da sua fauna marinha ou, por outro lado, levá-lo a observar algumas das mais raras aves do mundo e revelar-lhe os seus hábitos e habitats.

Apesar da sua dimensão, São Tomé e Príncipe é um arquipélago de grande beleza, diversidade e riqueza natural e cultural. Com a ajuda de um guia profissional, conhecedor e apaixonado como Carlos Max Horta a sua estadia pode tornar-se muito mais rica e inesquecível.

O que dizem sobre mim na imprensa:

“Sabe-a toda, cada planta com potencialidades medicinais ou utilitárias, e conta-nos pedaços da história da sua ilha equatorial e do seu país à medida que nos mostra aquela planta que substitui o sabão e que a avó usava nos tempos da crise, a outra que funciona como esfregão, ainda outra que é como lixa, o melhor ananás da vida, o coco fresco, as laranjas picantes. E, claro, a pimenta, o cacau, e mais uma planta boa para a diarreia, outra para as comichões, um chá para a febre, o trilho e as piadas. À medida que os pulmões e as pernas dão de si, descemos para mais uma praia maravilhosa, mais uma comunidade piscatória amistosa.”

No Público Joana Amaral Cardoso , Maio de 2014

Carlos Marx, guia turístico

Mike

Com o jornalista do “Independent” Mike Unwin, no Príncipe, 2014

The best way to appreciate all this natural abundance is, of course, to ditch the vehicle and head out on foot – which is exactly what I do with my guide Carlos (“Cau”) Marx Carlos was born on Príncipe and knows these forests intimately. He demonstrates – with a splash from his water bottle – how to crush the leaves of one shrub into a frothy soap, and quenches our hunger pangs with various wild fruits. His eagle eyes also spy the powder-blue eggs of a maroon pigeon in their untidy cradle of twigs and the slender emerald coils of a São Tomé green snake slipping away into the vines. Both endemics, of course.

Mike Unwin , The independent , 2014

http://www.independent.co.uk/travel/africa/sao-tome-and-principe-prepare-for-turtle-immersion-9355028.html

Pau sabão, detergente natural

104 thoughts on “Carlos Max Horta – “Cau”

  1. Olá! Vou aventurar-me em São Tomé de 14 a 21 de Maio e gostaria que me informassem acerca das viagens disponíveis pela ilha, contactos de um guia, logística, etc.
    Obrigada 🙂
    Mirela

    Gostar

    • Como estou em férias sozinha estou à procura de um grupo para dividir as despesas de uma excursão ao sul da ilha no dia 14 de maio. Que tal?

      Gostar

      • Ola Boa noite,

        Nos chegamos hoje á noite a S. Tomé. Chegou a fazer a viagem ao Sul?

        Se ainda estiver interessada e sem companhia aceitamos o convite 🙂

        Gostar

  2. Gostaria de ter os serviços de guia para conhecer a ilha maravilhosa de s tome nos dias 23 e29 de Marco 2019.
    Disseram me que o cau era a pessoa indicada.
    Como posso contacta lo?

    Gostar

  3. Bom dia, CAO.
    Estou agora a conhecer o seu trabalho e como vou viajar para São Tomé no dia 13 de Outubro, para uma estadia de 12 dias, distribuídos entre São Tomé e Ilha do Príncipe, e gostava de o ter como guia. Como fazemos para o contactar quando chegarmos a São Tomé?
    Obrigada.
    Beatriz

    Gostar

      • Bom dia,
        A viagem foi fantástica! A paisagem é maravilhosa, verdadeiramente um paraíso. As pessoas são muito afáveis, muito serenas (leve, leve), muito comunicativas. Tivemos a sorte de encontrar, logo à chegada, um guia muito bom. É o Adilson Dias Dias (se depois quiser dou-lhe o contacto dele), que nos levou a conhecer aquela ilha maravilhosa. Na ilha do Príncipe, ficámos alojados na Roça Sundy, que é muito bonita, mas fica afastada da praia. Como fui na época das chuvas, o trilho que levava à praia estava intransitável por causa da lama e assim só podemos ir de carro, disponibilizado pela Roça duas vezes ao dia. O trajecto demora cerca de meia hora. Fomos à praia no Bom Bom Resort que é verdadeiramente maravilhoso! Demos uma volta até à capital com o Sr. João, que é uma pessoa extremamente simpática e que conhece muito bem o seu país e a história do seu povo. E a gastronomia? muito, muito boa. Não deixe de ir, pelo menos uma vez, comer ao Papa Figo, restaurante em São Tomé, que fica muito perto do Hotel Pestana São Tomé, onde fiquei alojada. É uma viagem inesquecível, que quero muito repetir. Espero que goste e se necessitar de mais informações, não hesite!

        Gostar

  4. Um destes dias volto a São tome e príncipe para beber uma “rosana” no bem bom… Viva CAO! Grata pelo acolhimento e acompanhamento em Dezembro 2017. TUDO DE BOM E BEM para si… Lindas fotos..

    Gostar

    • Para quem nao gosta muito de calor a melhor altura seria entre os meses de Junho, Julho e Agosto (meses da estação denominada gravana) em que s temperaturas sao amenas (22 a 27 graus)e quase que nao chove. a temperatura do mar ronda os 25 graus. Espero ter ajudado. Se quiser mais informações e só perguntar.

      Gostar

  5. Ola cau. Estou com uma duvida. Comprei passagens para sao tome porem gostaria de saber como faco para ir para ilha do principe? É um lugar onde podemos passar o dia ou ir mais de uma vez facilmente? Ou tenho q ficar hospedada tb na ilha de principe?
    Obrigada desde ja.
    Silvia

    Gostar

Deixe um comentário